Como viajar ao Peru - Expedição Giro pela América - Família Goldschmidt
Já estamos de volta a Terra Brasilis e em ritmo normal (ou anormal). Já sinto saudades do Peru e do ritmo da viagem, cada dia conhecendo um lugar diferente, pessoas, pratos típicos etc. Mas, fazer o que? Temos que trabalhar. Trabalhar muito. Temos muito que fazer na Gold Trip, nossa agência de viagens. Também muito trabalho nos espera na Família Goldschmidt, com fotos para selecionar , artigos para escrever e vídeos para editar. Por falar em vídeos em breve teremos alguns no site, como aperitivo antes de sair do DVD. A previsão para a edição completa é de 3 meses. Até lá, vou divulgando alguns trechos. Aguardem!
Durante esta semana temos recebido muitos e-mail perguntando sobre maneiras e rotas para se chegar o Peru. Resolvi responder aqui para que todos tenham acesso a esta informação. Para isto vou basear-me somente nos destino que visitei nesta expedição.
AÉREO
Certamente esta é a maneira mais cômoda e indicada para quem tem pouco tempo. A TACA AIRLINES oferece vôos diários para Lima, o ponto de partida para qualquer viagem a este país. Como vocês puderam ver em nosso diário é uma cidade que vale a pena ser visitada. Depois, para seguir viagem há várias opções:
1- Fazer o roteiro terrestre por Ica, Nasca, Arequipa, Puno e Cusco. Os dois últimos trechos podem ser feitos via aérea, mas recomendo por terra, é mais bonito. Este roteiro é melhor para aclimatação a altitude porque vai subindo os Andes pouco a pouco e dá tempo para o corpo se acostumar.
2- Outra opção é voar de Lima a Cusco (1 hrs pela TACA) e depois fazer o roteiro inverso. Este roteiro é ideal para quem vai visitar somente Cusco (Machu Picchu) e ao lago Titicaca, em Puno. Há vôos diários entre Puno e Lima, o que facilita o retorno a capital. Caso queira sugestões de roteiros, visite o site www.goldtrip.com.br
TERRESTRE
É possível chegar ao Peru via terrestre de várias formas. Todos precisam de muito tempo, pois há trechos longos de viajar:
1 – De carro via Argentina e Chile. Desde Foz do Iguaçu no Brasil, atravesse o norte da Argentina até Salta e Jujuy. Depois cruze a Cordilheira dos Andes até San Pedro do Atacama, outro lugar lindo de ser visitado. Em seguida suba pela Rodovia Panamericana até a Arica, cruzando a fronteira para a cidade de Tacna. Depois é só escolher subir por Arequipa até Cusco. Se quiser conhecer Nasca há uma estrada de Cusco a esta cidade (aprox. 17 hrs). Todo trecho mencionado está asfaltado.
2- Outro caminho que será habilitado em breve é uma nova estrada entre Rio Branco no Acre e Cusco no Peru. Esta estrada, chamada de transoceânica está em fase de construção e deve estar completamente asfaltada em 2 anos. Hoje, só com veículos tracionado e muita paciência. Não conheço este caminho, mas quem já foi disse que é linda.
3- A outra opção é o famoso MOCHILÃO, meio de viagem usado por muitos brasileiros que visitam o Peru. Não fiz este percurso completo, mas posso descrevê-lo aqui com segurança. O ideal é procurar informações mais detalhadas com quem já foi o na internet. O roteiro começa em Corumbá embarcando no famoso Trem da Morte em direção a Bolívia. Dizem que o trem já não é tão mortífero como antigamente. Desembarque em Santa Cruz de La Sierra e tome um ônibus para La Paz. Depois de conhecer a capital boliviana, siga de ônibus para Puno (5 hrs) margeando o lago Titicaca. Visite as ilhas Uros e Taquile e siga novamente de ônibus até Cusco (8 hrs). Pode voltar pelo mesmo caminho ou de avião via Lima ou ainda de ônibus através do sul da Bolívia e norte da Argentina (percurso mais longo).
É evidente que existe vários outros caminhos para se chegar o Peru, mas estes são os mais comuns. O que vale lembrar é: Seja qual for a maneira que escolher para visitar este fantástico país, todas elas valem a pena. Não pense somente no destino, pense na viagem em si e em tudo o que verá pelo caminho. Viajar é bom. Viajar é uma escola, portanto, não falte a esta aula.
Peter Goldschmidt - www.familiagold.com.br
A reportagem completa e mais fotos do Peru estão aqui.
Back to PGLAND in two days...